País tem 30% das escolas em alerta

Veículo: O Estado de S. Paulo - SP
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A rede pública de São Paulo obteve em 2011 a 3ª melhor nota do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ciclo 2 do ensino fundamental, de 5ª à 8ª série, mas 30% de suas escolas estão estacionadas: não avançaram na nota, não alcançaram suas metas e o Ideb 6, meta do País para 2021. O percentual é igual ao do Brasil. No País, 30% das escolas dessa fase também estão em alerta. Nas unidades de 1ª à 4ª série, o quadro é um pouco melhor: são 20% nessa situação. A classificação em níveis qualitativos, criada pela Meritt Informação Educacional, oferece uma leitura mais adequada da qualidade das escolas. "Precisamos comparar escolas com elas mesmas. Ter duas escolas com a mesma nota, por exemplo, não significa que estão na mesma situação", diz o diretor da Meritt Alexandre Oliveira.

Metodologia –O método cruza três critérios da evolução das escolas para entender melhor os dados do Ideb: crescimento no índice, cumprimento das metas para o ano e o Ideb 6. A combinação desses critérios coloca as escolas em determinado nível qualitativo. A divisão funciona assim: caso a escola não tenha cumprido nenhum dos critérios, a situação é de alerta. Se pelo menos dois dos critérios foram cumpridos, a situação é de atenção. Se a nota evoluiu, mesmo que abaixo de 6, ou acima, é positivo e recebe a classificação manter. Na classificação excelente estão as escolas que cumpriram todos os critérios.

Temas deste texto: Educação - Ensino Infantil