Parceria entre governo e instituições de ensino vai priorizar primeira infância
Os ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social (MDS) firmaram, nesta segunda-feira (28), um acordo de cooperação na área da primeira infância com a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).
A parceria irá incentivar a elaboração de estudos e projetos acadêmicos com foco no desenvolvimento infantil, a fim de fortalecer as ações do Programa Criança Feliz.
Entre os itens tratados está a inclusão da discussão sobre primeira infância na relação de disciplinas de alguns cursos de nível superior. Para o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a disseminação do assunto trará avanços para as políticas nacionais.
“Estamos estabelecendo aqui uma colaboração que parte de uma visão nova sobre a questão da educação, de entender que ela começa nos primeiros momentos da vida, dentro do útero. É um processo contínuo”, disse o ministro.
Estudos mostram que, ao receber os cuidados necessários nos primeiros mil dias de vida, as crianças chegam à escola mais preparadas para aprender e têm acesso a melhores oportunidades no futuro.
“Quando damos atenção à primeira infância, garantimos um cuidado especial para as crianças, que terão desafios importantes ao longo da sua vida educacional”, ressaltou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Criança Feliz
O programa, coordenado pelo MDS, visa ao desenvolvimento integral das crianças de baixa renda. As ações são voltadas aos beneficiários do Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e às crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
As visitas domiciliares do programa já ocorrem em 290 cidades de 13 Estados. Nos encontros, as famílias são orientadas sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos, como foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos. Até o momento, 2.547 municípios aderiram à iniciativa.