Pesquisa mostra que 32% das crianças e dos adolescentes buscam apoio emocional na internet

Veículo: Jornal Nacional - BR
Compartilhe

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) revelou como crianças e adolescentes acessam a internet no Brasil em busca de ajuda e de informações sobre emoções, sentimentos e saúde.

As consultas são inevitáveis. “Você pode pesquisar coisas sem medo de ser julgado”, diz Max Medeiros, de 15 anos.

Mas agora dá para saber o tamanho dessa realidade. Uma pesquisa feito pelo Cetic, um centro de estudos apoiado pela Unesco, mostra que 32% das crianças e dos adolescentes de 11 a 17 anos buscam apoio emocional na internet. Pode ser por um canal de ajuda, instituições ou até mesmo a conversa com um amigo.

Max tem um palpite para esse percentual elevado.

“Tem a questão de você achar que seu pai vai se preocupar demais com você ou a sua mãe invadir o seu espaço pessoal, questão de você ter vergonha também de falar com os professores ou com seus pais. Isso pode causar muita confusão”, afirma.

A Elisa Capulli, de 17 anos, está atenta às armadilhas da internet.

“Por mais que tenham muitos especialistas na internet, tem muita notícia falsa. Tem que saber filtrar o que você está escolhendo para absorver, para você e ver o que você vai fazer da sua vida”, ressalta.

A pesquisa revelou também que crianças e adolescentes têm cada vez mais curiosidade sobre o corpo e a saúde. Eles procuram com frequência na internet informações sobre dietas, alimentação saudável, prevenção de doenças e exercícios físicos.

“A gente pesquisa muito sobre isso por causa do padrão que está existindo agora na internet. Tem muitas dietas que falam para você parar de comer muitas vezes. E eu acho que isso é bom, você deve recorrer a um especialista”, diz Lara Martins, de 15 anos.

“Tem muita gente falando sobre exercícios. Só que muitas vezes são exercícios extremos, que às vezes não são para nossa idade e que não são pensados para o nosso corpo, para o nosso jeito”, afirma Camila Lisboa, de 13 anos.

Temas deste texto: