Pesquisa mostra que 70% das crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual são do sexo feminino

Veículo: Globo.com - BR
Compartilhe

Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, a partir de dados de atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, mostra que 70% das vítimas são do sexo feminino.

Somente no Estado do Rio as unidades de Saúde registradas 17.480 notificações de violência sexual entre 2017 e 2021. Deste total, 11.607 notificações (66%) eram de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Nos casos de violência sexual contra crianças de 1 a 4 anos, o pai se destacou como o principal agressor (24% das notificações). Já na faixa etária compreendida entre 5 e 14 anos de idade, a violência sexual foi cometida por amigos e/ou conhecidos.

O mês Maio Laranja é uma iniciativa criada para dar visibilidade às ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Entre os meninos, a faixa etária de 5 a 9 anos é a que registra o maior número de casos de violência sexual (23,9%). e os meninos com idades entre 1 e 4 anos têm o segundo maior número de notificações deste tipo de violência para o sexo feminino: 20,3%.

Nos casos de violência contra crianças, adolescentes e idosos, as unidades comunicam as ocorrências ao Conselho Tutelar e ao Conselho do Idoso.

Em 2014, no intuito de reforçar o caráter de urgência e gravidade de determinadas situações de violência, a tentativa de suicídio e a violência sexual tornaram-se agravos de notificação imediata, ou seja, devem ser realizadas em até 24 horas.