PR: Ensino básico no Paraná é inadequado, conclui avaliação
Estudantes do Paraná entram na segunda etapa do ensino fundamental, ou 6º ano, sem ter o conhecimento adequado em Português e Matemática e saem do ensino médio na mesma situação. No caso da Matemática, a realidade é ainda mais preocupante. Estudantes concluintes do ensino médio têm padrão de desempenho abaixo do básico esperado para essa etapa do ensino. Os dados são resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), promovido pela Secretaria Estadual de Educação desde o ano passado. O resultado não surpreende, uma vez que o Paraná já demonstrou que o ensino fundamental e médio deixam a desejar em outros exames, como a Avaliação Nacional da Educação Básica e a Prova Brasil, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e usadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A diferença da avaliação paranaense em relação às nacionais vai além da abrangência. O Saep não trabalha por amostragem, e é aplicado anualmente aos alunos matriculados em todas as escolas do estado.