PR: Reprovação, a vilã do atraso escolar
A rede estadual de ensino do Paraná vem conseguindo reduzir o número de alunos fora da série correta, mas essa evolução poderia ser mais acelerada se fosse revertida a tendência de aumento na reprovação. De 2008 a 2012, a taxa de distorção idade/série caiu de 24,5% para 21,8% no ensino fundamental e de 29,7% para 24,8% no ensino médio. No mesmo período, a taxa de reprovação no ensino fundamental passou de 14,3% para 14,5%, enquanto nas séries seguintes, de 12,4% para 14,2%. Esses números são superiores às taxas nacionais de reprovação verificadas em escolas estaduais no ano passado 10,1% no ensino fundamental e 13,1% no ensino médio. Já o índice de distorção idade/série no Brasil é maior que o do Paraná 23,4% no fundamental e 34,8% no médio. Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), chamam atenção para uma defasagem que demanda não só tempo, mas investimento em novas políticas públicas.