Programa entre Prefeitura de Campinas e Unicamp vai desenvolver indicadores da 1ª Infância

Veículo: Veículo não definido - BR
Compartilhe

A Prefeitura de Campinas e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) firmaram nesta segunda-feira (4), que terá cono objetivo monitorar a implantação do Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas (PIC).

O acordo, que foi assinado pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, e pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, terá vigência de dois anos, e é uma extensão do trabalho que já vinha sendo realizado com o Observatório em Primeira Infância no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp.

O Observatório aplica indicadores sociais, econômicos, epidemiológicos e demográficos relacionados à situação na cidade.

O estudo busca identificar e mapear as áreas sociais e econômicas mais defasadas para priorizar os tipos de políticas públicas a serem implementadas.

Os dados estatísticos são necessários para orientar a tomada de decisões visando intervenções direcionadas às necessidades do município na garantia de direitos de crianças de zero a seis anos de idade.

Segundo o prefeito Dário Saadi, o projeto, que já começa neste mês, vai qualificar o Plano e servirá de base não somente para Campinas, mas para todo o País.

“Essas ações colocam a universidade no dia a dia das pessoas. Vão trazer ciência, conhecimento e gerar indicadores, e metas para que possamos aplicá-los”, contou. Ele destacou ainda que as políticas para as crianças são transversais, perpassam todas as áreas de atuação do poder público e precisam de indicadores claros.

Para o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, a ideia é fazer uma gestão baseada em dados que permitirá o enfrentamento de problemas específicos.

“Para nós também há um aprendizado, uma coisa é utilizar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), outra é o que estamos propondo aqui, que é um projeto localizado, numa realidade específica, que tem diversidades. Deixa de ser uma política formulada de forma mais vaga e passa a ter uma base concreta”.

O coordenador Geral do PIC, Thiago Ferrari, disse que o acordo é importante porque permite aproveitar toda a expertise acadêmica da Unicamp, “para que possamos olhar as vulnerabilidades e construir políticas efetivas e eficazes para tornar a cidade de Campinas acolhedora para as crianças”.