Projeto de escola integral alcança bons resultados e vira referência

Veículo: Extra Online - RJ
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Quando a direção da Escola Municipal Governador Carlos Lacerda anunciou que a unidade passaria a funcionar em tempo integral em 2011, os alunos torceram o nariz e queriam deixar o colégio. Ter um dia inteiro de atividades soava como um suplício. Os pais, por sua vez, adoraram a notícia, e os professores respiraram fundo. Afinal, a escola situada na Taquara, Zona Oeste, tinha um desafio enorme pela frente. "As mudanças básicas foram o tempo integral, com atividades das 8h às 16h, e a dedicação exclusiva de nossos professores, que passaram a estar todos os dias na escola. Também ganhamos uma grade diferenciada com disciplinas até então desconhecidas por nós, como Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida", conta a diretora Mônica Pereira. A escola de Mônica foi uma das dez primeiras da rede municipal a serem transformadas pelo projeto Ginásio Carioca. Hoje já são 28 unidades nesse modelo, e outras 11 se preparam para a mudança no ano que vem. A experiência será um dos estudos de caso apresentados no seminário internacional Educação 360, promovido pelos jornais O GLOBO e “Extra” nos próximos dias 11 e 12, em parceria com Sesc e Prefeitura do Rio e apoio da TV Globo e Canal Futura. Diante dos bons resultados, a experiência passou a servir como referência para a educação no segundo segmento da rede (7ª ao 9º ano do ensino fundamental). Uma das maiores provas de que a iniciativa seguia pela direção certa foi a própria reação dos alunos. Como se recorda Mônica, bastaram três meses para que estivessem perfeitamente adaptados à nova realidade: "Eles começaram a ver que tinham mais tempo para aprender, ganharam várias disciplinas opcionais e se tornaram conhecidos por estudar numa escola como a nossa. Passaram a ter identidade. Até as amizades que surgiram a partir do novo modelo ficaram mais profundas". Os ginásios cariocas são inspirados num trabalho que vinha alcançando ótimos resultados em Pernambuco, porém com o ensino médio. Para isso, educadores do estado nordestino vieram até o Rio para capacitar profissionais da Secretaria municipal de Educação, a fim de que algo semelhante fosse implementado na cidade. "Desde 2009, estamos pesquisando tudo de mais moderno que vem sendo feito ao redor no mundo. Começamos com modelos experimentais em escolas em que os diretores e professores eram mais abertos a novas ideias e fomos ampliando aos poucos, não poderíamos implementar sem testar. Hoje podemos afirmar que esse é o modelo que veio para ficar", garante a secretária de Educação, Helena Bomeny.

 

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