Quando aprender passa a ser um sofrimento
Os sintomas dos distúrbios de aprendizagem — diagnosticados como disfunções de origem neurobiológica — tornam-se mais visíveis em crianças durante a idade escolar. Nesse período, o aluno pode apresentar dificuldades em áreas como escrita, leitura e matemática – problemas que são frequentemente confundidos com falta de inteligência, preguiça ou desleixo e, por isso, devem ser investigados. Os distúrbios mais frequentes são dislexia — que afeta a leitura e a escrita —, transtorno não verbal de aprendizagem — que afeta o desenvolvimento de habilidades sociais— e discalculia, que envolve uma dificuldade com cálculos. Também comum entre crianças o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), um distúrbio de comportamento que pode prejudicar a aprendizagem.
Tratamento –A dificuldade de aprender é uma das queixas mais frequentes nos consultórios pediátricos. O estímulo de pais e professores ajuda quem tem distúrbios de aprendizagem a descobrir caminhos para o conhecimento. Em alguns casos de TDHA, o tratamento pode envolver, ainda, o uso de medicamentos. O importante é não deixar que a criança passe por sofrimento no período escolar.