Quase 700 crianças e adolescentes foram abandonadas ou sofreram maus-tratos em 2022 no ES

Veículo: Globo.com - BR
Compartilhe
Crianças abandonadas no ES. Foto: Reprodução/TV Gazeta
Foto: Reprodução/TV Gazeta

Crianças abandonadas no ES: De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), em todo o ano de 2022 foram registradas 655 ocorrências de desrespeito a crianças de 0 a 12 anos de idade. Deste número, 358 casos foram de abandono de incapaz, 241 de maus-tratos e 55 de lesão corporal.

Ainda de acordo com a pasta, até o dia 12 de março de 2023 já foram registradas 145 ocorrências de desrespeito a esta mesma faixa etária, sendo 64 casos foram de maus-tratos, 62 foram de lesão corporal e 19 de abandono de incapaz.

Titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI), delegada Amanda Barbosa disse que estes crimes podem acontecer quando um adulto quer corrigir de maneira inadequada uma criança, por exemplo.

“No âmbito de correção, essa mãe, esse pai ou esse avô simplesmente bate, agride e usa de violência física e, em virtude disso, ele lesiona [ a criança ou adolescente]. A gente está diante de um crime de lesão corporal. Existem meios realmente eficazes porque bater não educa”, disse Amanda.

A delegada explicou ainda que qualquer pessoa maior de 18 anos, sendo parente ou não, pode responder por omissão quando vê adulto agredindo uma criança ou adolescente e não faz nada.

“Vamos supor que estamos em um caso que quem pratica a violência é o padrasto, e a mãe, genitora, sabe e nada faz nem para comunicar que o caso seja apurado, nem para se afastar, e esta violência continua se repetindo, ela responde da mesma forma, mas de maneira omissa. Violência física é um problema e não solução”, disse.
Importância de denunciar

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.