Reforma educacional de Nova York inspira projeto no Brasil

Veículo: O Globo - RJ
Compartilhe

Inspirado na reforma educacional de Nova York (Estados Unidos), em 2002, um projeto piloto que introduz na escola um coordenador (para ajudar pais de alunos) e tutores (para auxiliar professores em sala de aula e coordenadores) vai ser ampliado e chegará ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo. Fruto da parceria entre a Fundação Itaú Social, prefeituras e governos, a iniciativa já está em andamento em São Paulo e em Goiás. O projeto piloto vai ser adotado em 1.140 instituições de ensino e creches da rede pública. Cada uma delas receberá a figura de, pelo menos, um dos três novos profissionais introduzidos no cotidiano escolar pelo programa Excelência em Gestão Educacional. Esses novos personagens representam duas das oito principais medidas da reforma educacional executada em Nova York e de mais fácil adoção no Brasil.

Início – A Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) estima que, até maio, os coordenadores de pais comecem a atuar em 15 ou 20 creches municipais situadas em áreas de risco, em todas as regiões da cidade. Essas unidades fazem parte de um programa municipal chamado Primeira Infância Completa (PIC), no qual famílias que não conseguiram vaga para que seus filhos frequentem diariamente creches públicas ou que optaram por não matriculá-las vivenciam, aos sábados, a rotina de um dia de creche. Além disso, os pais recebem aulas para auxiliar no desenvolvimento de seus filhos, que, para serem beneficiados, devem ter até 3 anos e 11 meses.

Temas deste texto: Educação