RJ: ONG quer fazer perfil de alunos e melhorar notas
O sucesso de uma pessoa é, em parte, determinado por características individuais como autoestima e persistência, que podem ser trabalhadas desde a infância. O desafio é saber como desenvolver essas habilidades na escola. Um grupo do Instituto Ayrton Senna (IAS), ONG que trabalha com dois milhões de alunos em 1.300 municípios do Brasil, está mapeando características de personalidade em crianças do País para ajudar a desenvolvê-las. A ideia é que o trabalho ajude a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento das chamadas habilidades "não cognitivas" na rede pública. Em outras palavras, o ensino da tabuada e da gramática, habilidades cognitivas, andaria de mãos dadas com atividades que promovam o trabalho em grupo, a concentração e a resiliência. Ao todo, 55 mil estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro serão avaliados. A identificação é feita por meio de questionários com perguntas simples. Por exemplo, como a criança reage a um obstáculo ou de que forma lida com frustrações.