Só 17% terminam o fundamental com domínio da matemática

Veículo: O Globo - RJ
Compartilhe

Divulgados há três semanas, os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) preocuparam o Ministério da Educação (MEC) principalmente pela estagnação do ensino médio de 2009 para 2011. Dados obtidos pelo O Globo junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e. Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revelam, no entanto, que os problemas que resultam no quadro preocupante do antigo 2º Grau começam antes, já ao final do ensino fundamental, onde o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de matemática e de 27% em língua portuguesa.Além disso, em matemática, um terço dos estudantes que completa o fundamental registrou nos testes do MEC notas que os colocam abaixo até do que se espera para um aluno do 5º ano, (4ª série do antigo primário).

Porcentagens e frações –83% dos jovens avaliados ao final do ensino fundamental demonstraram saber menos matemática do que deveriam, o que significa que têm dificuldades para resolver problemas envolvendo porcentagens e frações.

Temas deste texto: Educação - População