Unicef lança estratégia de incentivo à vacinação de crianças no Norte e Nordeste

Veículo: CNN Brasil
Compartilhe

Unicef dá início nesta quarta-feira (7) a uma estratégia de busca ativa de crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas no Norte e Nordeste brasileiros.

A entidade fará o trabalho por meio de uma plataforma online, cursos e capacitações – todas gratuitas.

À CNN Rádio, a chefe de Saúde do Unicef no Brasil Cristina Albuquerque afirmou que o Brasil enfrenta “queda sustentada em todas as coberturas vacinais” desde 2015.

“Isso coloca o país em situação de alto risco para sarampo, por exemplo, e poliomielite que bate a nossa porta depois de 33 anos sem um único caso”, completou.

De acordo com Cristina, a busca ativa emprega a metodologia em mais de 2 mil municípios no Norte e Nordeste, com uma “ação intersetorial.”

“A Saúde sozinha não dá mais conta de elevar as coberturas, a estratégia envolve educação, educação infantil e assistência social”, contou.

Ela destaca que há a necessidade de os municípios, além do curso gratuito, trabalharem junto com as famílias, para “monitorar melhor as coberturas.”

A iniciativa do Unicef começou pelas regiões Norte e Nordeste, segundo a especialista, não só devido às baixas coberturas, mas porque “lá residem as famílias em maior situação de vulnerabilidade.”

Cristina Albuquerque afirmou que o Brasil vive uma situação de emergência no que diz respeito à vacinação e que isso deve ser encarado como prioridade.