Redes e Coalizões

Políticas de Comunicação

Foro Ciudadano de las Américas

Compartilhe

O Fórum Cidadão das Américas surge do processo promovido pelo Projeto PASCA (Participação da Sociedade Civil na Cúpula das Américas) que busca desenhar e estabelecer um mecanismo eficaz e sustentável para a participação das organizações da sociedade civil nas Cúpulas das Américas .

É formado por OSC do hemisfério para estabelecer o diálogo, a articulação e a defesa de direitos entre diferentes organizações da sociedade civil, atores sociais e atores estratégicos na tomada de decisões nas Américas.

A ANDI – Comunicação e Direitos integra o Fórum Cidadão das Américas, sendo representada pelo jornalista Marcos Urupá. E atua na defesa dos direitos humanos no Brasil e na América do Sul.

Os principais objetivos do fórum são:

  • Promover a participação incidental de organizações da sociedade civil das Américas em espaços de diálogo, debate e tomada de decisões sobre assuntos de seu interesse na OEAe nas Cúpulas das Américas.
  • Apoiar a institucionalização de um papel significativo para a sociedade civil nestes e noutros contextos relevantes.

Fórum na defesa dos direitos humanos

Em março de 2017, no âmbito do 161º Período de Sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), nasceu em Washington o Fórum de Cidadãos das Américas. Os espaços nacionais e sub-regionais, através dos seus respectivos delegados, decidiram que finalmente o mecanismo de participação da sociedade civil que o Projeto PASCA tinha como objetivo principal desde a sua formulação tomaria esse nome.

A partir desse momento, o Fórum iniciou suas operações e vem se consolidando em nível hemisférico com o apoio do trabalho de seus membros em cada um dos países onde o projeto está presente.

Para conhecer mais o Fórum e acessar os documentos, visite: https://forociudadanoamericas.org