Infância e Adolescência
A Agenda 227, movimento apartidário que reúne mais de 400 organizações, redes e coalizões da sociedade civil brasileira, tem o objetivo de colocar crianças e adolescentes no centro da construção de um Brasil mais justo, próspero, inclusivo e sustentável para todos, a partir da concretização da prioridade absoluta garantida à população de 0 a 18 anos pelo artigo 227 da Constituição Federal.
Inspirados por movimentos como os que resultaram na aprovação da Emenda da Criança na Constituição Federal de 1988 e, posteriormente na aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tais entidades decidiram se unir para fazer chegar aos representantes do povo um conjunto detalhado de demandas sociais dessa população.
A ANDI – Comunicação e Direitos integra a equipe executiva da Agenda 227, que surgiu em 2022 buscando incidir sobre as eleições, de forma que os candidatos à presidência assumissem o compromisso, desde os planos de governo, com a pauta da infância e adolescência.
Um conjunto de 137 propostas de políticas públicas, presentes no documento Plano País para a Infância e Adolescência, elaborado por mais de 150 organizações que compõem o movimento, foi entregue aos então candidatos e candidatas.
Passadas as eleições, o movimento atua agora pela efetiva implementação dessas propostas. Para isso, atua em rede, buscando pautar o debate público sobre o tema, incidindo junto ao governo federal, ao Congresso Nacional, ao Judiciário e a outros entes federativos para a garantia de absoluta prioridade para crianças e adolescentes.
Acesse o link abaixo e conheça o trabalho da Agenda 227: