ANDI 21 anos – Uma trajetória que se entrelaça com as conquistas de direitos no Brasil

(2015)

Realização:

ANDI – Comunicação e Direitos

Baixar PDF

(5,29 MB)

Uma viagem através do tempo, conduzida pelas vozes de alguns dos personagens que povoaram a história recente do Brasil. É isto que o leitor encontrará nas páginas dessa publicação, comemorativa dos 21 anos de fundação da ANDI.

São duas décadas da trajetória de uma organização que ajudou a escrever um dos capítulos mais ricos de nossa história: o da conquista de direitos – notadamente, de grupamentos vulneráveis da população brasileira.

Fruto da redemocratização do País, a ANDI foi gerada a partir da demanda pela inserção de questões diretamente relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes, como prioridade, na agenda das redações.

Ao longo do tempo, essa demanda social foi sendo ampliada, provocando a expansão de seu foco de ação para além destas questões e motivando a transformação da Agência de Notícias dos Direitos da Infância na ANDI – Comunicação e Direitos.

Assim, desde sua criação, nos anos 90, integra o contexto de luta e de conquistas do povo brasileiro, atuando em consonância com profissionais de imprensa e lideranças do movimento social que buscam proteger, promover e garantir direitos.

Contar, portanto, a história da ANDI é revisitar a história do Brasil, a partir dos marcos institucionais de uma organização que se tornou referência no campo da comunicação para o desenvolvimento no Brasil e na América Latina.

O conjunto de metodologias, estratégias e ferramentas construídas nessas duas décadas compõe hoje uma tecnologia social inovadora e impactante, que contribuiu e continua a contribuir para o exercício de um jornalismo socialmente responsável e transformador.

É essa a história de adesão sem reservas ao horizonte ético do humanismo que será reconstituída nas próximas páginas.

Tenham uma boa leitura!