Cidadania Antes dos 7 Anos – A educação infantil e os meios de comunicação (Série Mídia e Mobilização Social: Volume 2)

(2003)

Realização:

ANDI, UNICEF e Cortez Editora. Com apoio do Ministério da Educação, Fundação Orsa e Instituto Airton Senna

Os seis primeiros anos são fundamentais na vida de uma criança. Trata-se de uma fase decisiva para que meninos e meninas desenvolvam suas habilidades lógicas, musicais, comunicativas, emocionais, motoras e de convívio social. Já não existem dúvidas entre os especialistas das mais variadas correntes científicas de que é preciso garantir a todas as crianças o acesso às condições e aos estímulos necessários para que atinjam uma formação plena nesse período tão cheio de mudanças. As conclusões de neurologistas, psicólogos e pedagogos sobre as imensas oportunidades de desenvolvimento humano durante os seis primeiros anos de vida inspiraram leis e tratados cuja missão é fazer com que as políticas públicas atendam a essa faixa etária da população.

No Brasil, o primeiro passo foi dado com a promulgação da Constituição de 1988, que definiu a Educação Infantil como um direito da criança. Na prática, isso significa que o acesso a creches e pré-escolas é parte do direito de todo brasileiro de desenvolver suas capacidades e não apenas um local seguro no qual os pais possam deixar os filhos enquanto trabalham. Contribuir com os esforços para que esta garantia legal seja realmente cumprida no dia-a-dia do País é uma tarefa da qual a imprensa brasileira não pode se furtar.

Os livros da Série Mídia e Mobilização Social não estão disponíveis em formato eletrônico. Para adquirir as publicações entrar em contato com:

Cortez Editora
Rua José Maria de Faria, 470 – Lapa de Baixo
CEP 05038-190 – São Paulo – SP
Telefone/Fax: 55 11 3611-9616
Link para a publicação no site da Editora (clique aqui)