Cobertura midiática sobre energia e mudanças climáticas
(2017)
Realização:
ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com Instituto Clima e Sociedade (ICS)
(4,58 MB)
A ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, realizou o monitoramento da cobertura midiática sobre a interrelação de duas questões essenciais para a sociedade contemporânea: energia e mudanças climáticas. Este relatório apresenta os resultados deste estudo, cujo objetivo foi avaliar o espaço concedido à abordagem conjunta dos referidos temas na imprensa nacional e investigar os enquadramentos oferecidos a eles.
O levantamento considerou um período de três anos, de janeiro de 2014 a dezembro 2016, acompanhados integralmente, sem utilização de modelos amostrais.
Método de análise
A metodologia adotada pela ANDI na execução deste trabalho fundamenta-se nos princípios da análise de conteúdo. Entre outros aspectos relevantes, esse método permite:
• Sistematizar e descrever quantitativamente os conteúdos abordados pela mídia;
• Identificar e quantificar a ocorrência de características específicas do trabalho jornalístico;
• Fazer inferências a respeito da mensagem e dos significados presentes nas matérias.
Nesse tipo de investigação, as informações explicitamente apresentadas nos textos são captadas e avaliadas. A análise do conteúdo detém-se àquilo que pode ser objetivamente observado e cujos resultados podem ser numericamente apresentados.
Universo de análise
O universo de análise compreende um conjunto de 44 jornais e de cinco revistas, organizados em três grupos de veículos:
• Jornais impressos de circulação nacional (6);
• Jornais de circulação local/regional – versão html disponível no site de 38 jornais. O conteúdo capturado nesta categoria pode ser correspondente ao material disponibilizado na versão impressa e/ou on-line do jornal;
• Revistas (5) – conteúdo referente à versão impressa.