Cobertura midiática sobre energia e mudanças climáticas

(2017)

Realização:

ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com Instituto Clima e Sociedade (ICS)

Baixar PDF

(4,58 MB)

A ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, realizou o monitoramento da cobertura midiática sobre a interrelação de duas questões essenciais para a sociedade contemporânea: energia e mudanças climáticas. Este relatório apresenta os resultados deste estudo, cujo objetivo foi avaliar o espaço concedido à abordagem conjunta dos referidos temas na imprensa nacional e investigar os enquadramentos oferecidos a eles.

O levantamento considerou um período de três anos, de janeiro de 2014 a dezembro 2016, acompanhados integralmente, sem utilização de modelos amostrais.

Método de análise

A metodologia adotada pela ANDI na execução deste trabalho fundamenta-se nos princípios da análise de conteúdo. Entre outros aspectos relevantes, esse método permite:

•    Sistematizar e descrever quantitativamente os conteúdos abordados pela mídia;

•    Identificar e quantificar a ocorrência de características específicas do trabalho jornalístico;

•    Fazer inferências a respeito da mensagem e dos significados presentes nas matérias.

Nesse tipo de investigação, as informações explicitamente apresentadas nos textos são captadas e avaliadas. A análise do conteúdo detém-se àquilo que pode ser objetivamente observado e cujos resultados podem ser numericamente apresentados.

Universo de análise

O universo de análise compreende um conjunto de 44 jornais e de cinco revistas, organizados em três grupos de veículos:

•    Jornais impressos de circulação nacional (6);

•    Jornais de circulação local/regional –  versão html disponível no site de 38 jornais. O conteúdo capturado nesta categoria pode ser correspondente ao material disponibilizado na versão impressa e/ou on-line do jornal;

•    Revistas (5) – conteúdo referente à versão impressa.