Como a imprensa cobre a Primeira Infância
(2012)
Realização:
Projeto realizado por meio de parceria entre a ANDI – Comunicação e Direitos e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV)
(1,41 MB)
Por meio de parceria entre a ANDI – Comunicação e Direitos e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) foi realizada uma pesquisa, em 2012, que mapeou a cobertura da mídia sobre os temas relacionados à Primeira Infância com o objetivo de identificar a maneira como a imprensa cobre o tema nos jornais e nas revistas de todo o País.
Essa análise envolveu 48.300 matérias de 53 jornais impressos e quatro revistas de circulação nacional.
Dentre as várias conclusões da pesquisa, pode-se perceber que a imprensa, ao falar da Primeira Infância, acaba refletindo e reforçando os valores da sociedade, privilegiando os aspectos físicos e biológicos.
Também mantém como pautas mais frequentes a Saúde, violência e educação, que ocupam entre 40% a 50% de todas as notícias publicadas nos veículos analisados.
O que ficou evidente é a existência de uma lacuna nas abordagens que se referem aos aspectos que estimulam o desenvolvimento cognitivo, emocional e cultural da criança pequena, temas essenciais ao seu desenvolvimento.
Confira também os resultados da pesquisa sobre o perfil da cobertura midiática da Primeira Infância – análises quantitativas e qualitativas dos principais veículos de comunicação e quais os assuntos mais abordados: