Equilíbrio Distante – Tabaco, álcool e adolescência no jornalismo brasileiro (Série Mídia e Mobilização Social: Volume 3)

(2003)

Realização:

ANDI, UNICEF e Cortez Editora. Com apoio do Ministério da Educação e Instituto Airton Senna

O cigarro e as bebidas alcoólicas fazem parte do cotidiano de milhões de jovens brasileiros. No caso de muitos adolescentes, experimentar essas drogas chega a ser um rito de passagem ou uma forma de conquistar a aprovação dos amigos. Socialmente aceitos e amplamente consumidos no País, mas tão prejudiciais à saúde quanto as drogas ilícitas, o Tabaco e o Alcool ainda não merecem da imprensa brasileira uma cobertura equilibrada, imparcial e desapaixonada.

Não raro, ao falar sobre essas substâncias lícitas, a mídia assume um discurso moralista, preconceituoso e alarmista. Essa fórmula não funciona, sobretudo porque a mensagem deve sensibilizar e mobilizar o público jovem, se realmente pretende levar à mudança de comportamento. E preciso, também, ir além da clássica abordagem sobre os problemas gerados pelo consumo de cigarro ou de bebidas. por mais tecnicamente correta que ela possa se mostrar, acaba sendo pouco eficaz perante pessoas que estão no auge de sua vitalidade.

Por isso a importância de trabalhar conceitos que estimulem a promoção da saúde, deixando claro para os adolescentes o que podem ganhar quando adotam um cuidado cotidiano com o corpo e a mente.

Os livros da Série Mídia e Mobilização Social não estão disponíveis em formato eletrônico. Para adquirir as publicações entrar em contato com:

Cortez Editora
Rua José Maria de Faria, 470 – Lapa de Baixo
CEP 05038-190 – São Paulo – SP
Telefone/Fax: 55 11 3611-9616
Link para a publicação no site da Editora (clique aqui)