Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Guia de Referência para a Cobertura Jornalística

(2007)

Realização:

ANDI. Com patrocícion Petrobras. Com apoio UNICEF

Baixar PDF

(3,83 MB)

Este guia de referência constitui a primeira de uma série de publicações que a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI planeja lançar como parte do Projeto Jornalista Amigo da Criança, iniciativa implementada a partir do patrocínio da Petrobras e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. A proposta é oferecer aos profissionais da imprensa – dos mais diferentes veículos – orientações de fácil manuseio, com vistas a uma cobertura mais qualificada sobre temas da agenda social brasileira, em especial aqueles relacionados aos direitos de crianças e adolescentes.

Não por acaso, nesta primeira edição o tema enfocado é a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA). Trata-se de uma grave forma de violação aos direitos da população infanto-juvenil, que devido à complexidade dos fatores envolvidos vem desafiando não apenas os gestores públicos, mas também o trabalho cotidiano das redações brasileiras.

A presente publicação, portanto, foi elaborada com o objetivo de servir como manual de consulta, trazendo um conjunto de orientações e diretrizes para o aprimoramento da cobertura sobre Exploração Sexual Infanto-juvenil. A ANDI, a Petrobras e o Unicef acreditam que o investimento na qualificação dos jornalistas brasileiros representa um passo decisivo para assegurar e fortalecer, no âmbito do debate público, a devida prioridade em relação aos direitos das novas gerações, prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nos diversos acordos internacionais firmados pelo País.

palavras-chave