Guia de Referência para o Diálogo com a Mídia: Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

(2008)

Realização:

ANDI. Com parceria estratégica Childhood Brasil

Baixar PDF

(901,13 KB)

Este guia de referência integra uma série de estratégias desenvolvidas pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e pela Childhood Brasil com o objetivo de contribuir para a qualificação da cobertura jornalística oferecida às temáticas relacionadas ao universo de crianças e adolescentes brasileiros – especialmente no que se refere à exploração sexual.

Atentos ao fato de que o processo de aprimoramento do trabalho da imprensa nesse campo vai além da capacitação de jornalistas e demais profissionais da comunicação, ANDI e Childhood focalizam na presente obra outro agente fundamental nesse âmbito: as fontes de informação. Organizações sociais, pesquisadores, agentes públicos, membros da academia e demais atores ligados à temática da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA) constituem, portanto, o público-alvo deste material. A proposta é estimular e preparar esses profissionais para um diálogo mais articulado e produtivo com os veículos de comunicação.

Para isso, ao longo da publicação são apresentadas, em detalhes, as dinâmicas de funcionamento da mídia: a lógica da notícia, o processo de construção da pauta jornalística, como se dá a elaboração de uma reportagem nos diferentes meios e outras especificidades da área.

Com mais esta iniciativa, ANDI e Childhood Brasil esperam contribuir diretamente para o fortalecimento do jornalismo investigativo com foco na ESCCA – capaz de informar, pautar e fiscalizar as iniciativas públicas do setor. O objetivo fundamental é potencializar a atuação da imprensa como aliada estratégica nos processos de mobilização da sociedade e do poder público para o enfrentamento desse grave problema que atinge meninos e meninas de todo o país.