Jornalismo e Cidadania – ensaios de estudantes sobre a rede de proteção à primeira infância

(2021)

Realização:

Universidade Federal do Piauí
Rede Nacional Primeira Infância
ANDI – Comunicação e Direitos

Baixar PDF

(599,95 KB)

A ANDI – Comunicação e Direitos, secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) entre 2018 e 2021, esteve à frente do projeto Primeira Infância é Prioridade que contemplou, entre dez grandes ações, a oferta de disciplinas sobre mídia e direitos da criança e do adolescente em faculdades de Comunicação de universidades públicas do Brasil.

A ANDI é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucro e apartidária, que articula ações inovadoras em mídia para o desenvolvimento. Suas estratégias estão fundamentadas na promoção e no fortalecimento de um diálogo profissional e ético entre as redações, as faculdades de comunicação e de outros campos do conhecimento, os poderes públicos e as entidades relacionadas à agenda do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nos âmbitos nacional e global.

Em parceria com a RNPI e com o patrocínio da Petrobras, a ANDI coordenou duas turmas na Universidade de Brasília (UnB) entre 2020 e 2021 e uma turma na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Por meio da iniciativa espera-se fomentar a presença de conteúdos relacionados à comunicação e aos direitos da criança e do adolescente no programa das Instituições de Ensino Superior e contribuir para a sensibilização e formação técnica de jornalistas e comunicadores em relação aos
temas da primeira infância.

O conteúdo didático garantiu destaque à agenda da primeira infância e incluiu aspectos que se referem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a questões de gênero, étnico-raciais e de deficiência. Vários especialistas da RNPI participaram das três disciplinas.

A partir dessa terceira turma, da UFPI, coordenada pela dedicada professora Jaqueline Dourado, nasceu a proposta de fazer uma coletânea de artigos de alunos da universidade que participaram da disciplina especial. Seus textos têm como base as aulas ministradas pelos vários especialistas da RNPI e temas como legislação sobre infância, publicidade infantil, programas policialescos e como cobrir o tema da infância e adolescência com o cuidado e respeito que o tema exige.

A ANDI e a RNPI têm enorme gratidão a todos os especialistas que se propuseram a estar com esses alunos para compartilharem seus conhecimentos e dedicação à causa dos direitos da criança e dos adolescentes. É com muito prazer e alegria que apresentamos essa publicação, tão especial, dos alunos de Jornalismo e Cidadania da UFPI, turma de 2021.

Boa leitura!

palavras-chave