Mídia dos Jovens – 8ª edição

(2001)

Realização:

Este relatório é uma realização da ANDI, do Instituto Ayrton Senna e da Unesco, com apoio do Unicef e do Fundescola.

Baixar PDF

(2,21 MB)

Primeiras palavras

Ao publicar a oitava edição da pesquisa A Mídia dos Jovens (anteriormente chamada Os Jovens na Mídia), renovamos nossa convicção de que os jornalistas e os meios de comunicação têm, no que se refere ao seu diálogo com as questões da adolescência, uma missão que transcende os limites do jornalismo.

As revistas e os suplementos de jornais dirigidos ao público adolescente e jovem têm, mais do que nunca, a responsabilidade de equacionar informação + formação. São veículos que, pela característica de seus leitores (cidadãos em fase de desenvolvimento), desempenham papel fundamental na formação de novas consciências.Nesse sentido, é animador revelar que entre os anos de 1997 e 2000 o índice médio de matérias publicadas pela Mídia Jovem sobre temáticas de Relevância Social cresceu dos 24,20% para nada menos que 44,26%.

Agradecemos aos diversos amigos e parceiros que nos ajudaram a construir esta edição (Fundescola, Unicef, Coordenação Nacional de DST e Aids, Organização Mundial de Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Área de Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde).

Com a pesquisa A Mídia dos Jovens, juntos esperamos contribuir para que os jornalistas e meios de comunicação possam ampliar ainda mais sua visão sobre o atual cenário para continuar exercendo um jornalismo com qualidade e responsabilidade social.

Esse é o nosso objetivo.

palavras-chave