Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes – Uma Análise da Cobertura Realizada por 40 Jornais Brasileiros

(2011)

Realização:

Movimento por um Brasil literário, ANDI – Comunicação e Direitos, Instituto C&A

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Em um contexto no qual a leitura é, cada vez mais, reconhecida como aspecto central para a promoção da cidadania e de uma sociedade plenamente democrática, o Brasil também começa a dedicar atenção ao papel social da literatura. Manifestar e dar corpo às suas capacidades inventivas é um direito de cada indivíduo, que começa a ser garantido desde os primeiros anos de vida.

Sabemos, também, que para o fortalecimento das políticas públicas da área o debate não pode ficar limitado a um número restrito de atores – nem, tampouco, confinado aos habituais interlocutores das áreas da educação e da cultura. Neste sentido, os meios de comunicação cumprem um papel importan- te com a finalidade de garantir visibilidade ao tema, de forma contextualizada, mas também com a intenção de cobrar avanços em relação aos diversos aspec- tos desta agenda.

A presente publicação traz os principais resultados da pesquisa “Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes”, que analisou a cobertura sobre o tema da leitura de literatura em 1.489 reportagens, artigos, colunas, editoriais e entrevistas publicados nos mais importantes jornais diá- rios brasileiros entre 2008 e 2009.

Esperamos oferecer, com os dados disponibilizados a seguir, uma ampla radiografia da cobertura noticiosa sobre a questão, de forma a contribuir para uma visão mais clara dos desafios que se colocam para o processo de fortaleci- mento do debate público em torno dos programas e das políticas da área.

Compreendendo a comunicação como elemento essencial para a agenda do desenvolvimento sustentável, reconhecemos que um diálogo construtivo com as redações e o acompanhamento crítico do trabalho da imprensa são fundamentais para a construção de uma sociedade leitora e de um Brasil literário.