O Grito dos Inocentes – Os meios de comunicação e a violência sexual contra crianças e adolescentes (Série Mídia e Mobilização Social: Volume 5)

(2003)

Realização:

ANDI, Childhood- Instituto WCF, UNICEF e Cortez Editora. Com apoio do Instituto Airton Senna e Fundación ARCOR

Os crimes de Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes alimentam-se do medo das vítimas de denunciar as agressões, nutrem-se da omissão ou da falência pública para lidar com a questão e ganham força na silenciosa cumplicidade social. Acompanhados por receio ou tabu, os temas carecem da mobilização de todos os setores da sociedade para serem enfrentados.

Na busca de soluções para esses delitos, cujas conseqüências podem comprometer de forma permanente as mais diversas esferas da vida das vítimas, a imprensa desempenha um papel de extrema relevância em várias frentes. O trabalho da mídia pode ajudar no alerta à sociedade, na cobrança às autoridades, no esclarecimento da questão como fenômeno psicológico e social, na exposição das redes criminosas e clandestinas que atuam de forma cada vez mais sofisticada, na divulgação de projetos e serviços de atendimento a crianças, adolescentes, suas famílias e aos próprios agressores. O combate a esse tipo de violência foi anunciado como uma das prioridades da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – o que, sem dúvida, já é um avanço. Cabe a todos os atores sociais participarem dessa batalha, atuando como parceiros do governo na elaboração e na implementação de iniciativas capazes de enfrentar e solucionar o problema.

Os livros da Série Mídia e Mobilização Social não estão disponíveis em formato eletrônico. Para adquirir as publicações entrar em contato com:

Cortez Editora
Rua José Maria de Faria, 470 – Lapa de Baixo
CEP 05038-190 – São Paulo – SP
Telefone/Fax: 55 11 3611-9616
Link para a publicação no site da Editora (clique aqui)