Os Jovens na Mídia (3ª edição)

(1998)

Realização:

O relatório é uma realização da ANDI e da Fundação Odebrecht, com apoio do Unicef.

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Apresentação

Você está recebendo a terceira Pesquisa ANDI – Os Jovens na Mídia – período agosto/setembro/outubro de 1997 – editada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI (única responsável pelos dados nela contidos).

A Pesquisa ANDI – Os Jovens na Mídia é feita em parceria com a Fundação Odebrecht e apoio do Unicef. Procura retratar a atuação quantitativa dos veículos voltados para os adolescentes, tanto os cadernos e páginas de jornais quanto as revistas. Inclui, ainda, reflexões sobre o comportamento editorial dos veículos.

Esta terceira edição da Pesquisa ANDI – Os Jovens na Mídia traz o mais completo mapeamento dos veículos teens até hoje desenhado pela ANDI. Isto se deve, em grande parte, ao fato de termos conseguido uma cobertura quase total – 95,1% – do universo pesquisado (331 das 348 edições que os 31 veículos publicaram no trimestre ago/set/out).

Nos gráficos a seguir, os veículos estão distribuídos segundo seu formato:
11 cadernos tablóides
06 suplementos standards
08 páginas de jornais
06 revistas

Metodologia e mídia pesquisada

Foi possível aprimorar ainda mais a metodologia utilizada. Passamos, nesta edição, a computar também o destaque editorial e a variedade de aspectos abordados nas matérias publicadas.

* Não fazemos avaliação por centimetragem, mas está sendo levada em consideração a utilização de elementos como sub-retrancas, boxes e recursos gráficos em geral. Também pesa o fato da reportagem ter merecido a capa da edição, mesmo nos casos em que esta capa é absolutamente visual (o que ocorre com muita frequência nos cadernos teens).

* Vale registrar que esta mudança na metodologia é em parte responsável pelo crescimento registrado no número de reportagens computadas nesta edição da Pesquisa ANDI em relação à anterior (de 1.781 para 2.660 matérias). Estes aprimoramentos metodológicos contribuiram também – juntamente com o próprio desempenho dos veículos – para que aumentasse o número de matérias inseridas em retrancas consideradas de “Relevância Social”.

* Esta terceira edição da Pesquisa ANDI – Os Jovens na Mídia amplia o universo pesquisado. Agora são 31 veículos: dois novos cadernos (Diário da Tribo/Diário do Grande ABC-SP e Tribu/Tribuna de Santos-SP), uma página (Planeteen/A Notícia-SC) e uma revista (Todateen-SP) passaram a ser analisados, junto aos 27 que integravam nossa edição anterior (maio/junho/julho).

A revista Zá, apesar da excelente qualidade, não integra a Pesquisa ANDI pelo fato de sua linha editorial ser voltada exclusivamente ao público pré-adolescente. Contudo, suas matérias que mais se aproximam da linguagem teen são registradas em nossa publicaçãosemanal Radicais Livres (também disponível via Internet: http//www2.uol.com.br./andi).

Reportagens
Todas as matérias jornalísticas seguem sendo classificadas segundo 26 temas: Artes; Agenda; Comportamento; Beleza & Moda; Formação Profissional; Educação; Sexualidade; Esportes; Violência; Turismo; Meio Ambiente; Ciências; Atualidades; Literatura; Protagonismo Juvenil; Drogas; Solidariedade; Ídolos/Perfil; Namoro; Informática & Internet; Saúde; Direitos e Justiça; Aids; Família; Alimentação e Coluna Social. E continuam a não ser incluídas pequenas notas, seções de cartas do
leitor ou colunas de horóscopo.

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