Os jovens na mídia (5ª edição) – Muito além das drogas e rock ‘n’ roll

(1999)

Realização:

ANDI

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Apresentação

Novos Veículos – Esta quinta edição da Pesquisa ANDI – Os Jovens na Mídia atualiza o universo pesquisado, focalizando dois novos suplementos standards: Zine (A Gazeta/MT) e o Pop (O Popular/GO, surgido a partir da ampliação da página semanal Circulando, analisada em nossas pesquisas anteriores).

A Crise – A crise recessiva que ao longo dos últimos meses vse abate sobre o país vem se refletindo diretamente nas empresas de comunicação. Os cortes atingem de frente a mídia jovem. Deixaram de circular dois suplementos tablóides (Diário Jovem/Diário da Serra-MS e Tribuna Teen/ Tribuna do Norte-RN), uma página (Megazine/ O Tempo-MG) e uma revista (Pais&Teens) que vinham integrando nossa pesquisa. E foi retirado do ar o programa Teen, gerado regionalmente pela TV Guanandi-MS. Além disso, dois suplementos standards da mais alta qualidade – Geração/Diário de Pernambuco e o pioneiro Zap!/O Estado de S. Paulo – foram transformados em páginas.

Da mesma forma, a crise que afeta o grupo Bloch vem tornando incerta a sobrevivência da Pais & Filhos Família, nova publicação que enfoca as questões da adolescência de forma acessível tanto aos jovens quanto a seus pais. Até o fechamento desta edição, três ótimos números da revista haviam sido publicados. Caso as ações tenham continuidade, a ANDI estará incluindo a Pais & Filhos Família já na próxima edição da
Pesquisa.

Metodologia – A avaliação das matérias publicadas leva em consideração a utilização de elementos como sub-retrancas, boxes e recursos gráficos em geral. Também é computado o fato da reportagem ter merecido a capa da edição, mesmo nos casos em que esta capa é absolutamente visual (o que ocorre com muita frequência nos suplementos teen), além do destaque editorial e da variedade de aspectos abordados nas matérias. Seguimos não fazendo avaliação por centimetragem e a não medir a inserção de pequenas notas e de colunas de horóscopo, assim como o espaço dedicado pelos veículos às cartas de seus leitores.

É importante destacar que os programas de TV não estão incluídos em nossa pesquisa Quantitativa, mas foram considerados na Análise de Comportamento Editorial. Quadro incluindo ficha técnica de cada um dos veículos pesquisados está na página ao lado. São relacionadas suas principais características, além do total de edições publicadas no período e quantas destas foram analisadas. Algumas edições – 16 em 679 – não foram analisadas porque eventualmente os jornais chegam à Brasília sem os suplementos teen.

Objetivando a cobertura total das publicações, a ANDI vem se comunicando regularmente com os editores, solicitando os exemplares que não chegaram até a Agência, a fim de evitar prejuízo na avaliação do perfil editorial do veículo. Na grande maioria dos casos temos sido atendidos com presteza.

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