Redes e Coalizões

Infância e Adolescência

Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Compartilhe

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) é uma estratégia da sociedade brasileira de articulação e aglutinação de atores sociais institucionais, envolvidos com políticas e programas de prevenção e erradicação do trabalho infantil no Brasil. Foi criado em 1994, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O FNPETI é uma instância autônoma de controle social, legitimado pelos segmentos que o compõem. São membros os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, representantes do governo federal, dos trabalhadores, dos empregadores, entidades da sociedade civil (ONGs), do sistema de Justiça e organismos internacionais (OIT e UNICEF).

O FNPETI é um espaço democrático, não institucionalizado, de discussão de propostas, definição de estratégias e construção de consensos entre governo e sociedade civil sobre a temática do trabalho infantil e coordena a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, formada pelos 27 Fóruns de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e as 48 entidades membro.

A ANDI – Comunicação e Direitos é uma das entidades membro do FNPETI que compõe a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, e tem contribuído com o trabalho dos profissionais de imprensa, ao longo de sua trajetória, com a publicação do guia para a cobertura jornalística sobre Trabalho Infantil.

Trata-se de um convite para que profissionais das redações de todo o País contribuam, de forma mais efetiva e sistemática, para a promoção do debate sobre o combate ao trabalho infantil junto à sociedade e ao poder público.

Para conhecer mais sobre o FNPETI e as campanhas do 12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, acesse: https://fnpeti.org.br