Termina hoje o prazo de inscrições pela internet para o Seminário Infância e Comunicação
• Evento acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de março, em Brasília. Contará com 250 participantes, entre eles, especialistas renomados do Brasil e exterior
• Formulário de inscrição e programação completa estão disponíveis no endereço eletrônico do evento infanciaecomunicacao.andi.org.br
Encerra hoje (1º de fevereiro) o prazo para se inscrever no Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento. O evento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de março de 2013, em Brasília. Estarão presentes alguns dos maiores especialistas neste campo de atuação.
Ao todo, serão 250 participantes, entre representantes do governo, parlamentares, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil. A ANDI reservou 70 vagas para o público em geral, com inscrições pela internet. O processo de seleção envolve o preenchimento de formulário eletrônico. A programação completa, inscrição, credenciamento de imprensa e demais informações estão disponíveis no site do Seminário.
Uma temática prioritária
O principal objetivo do encontro é impulsionar o debate público em torno do papel estratégico desempenhado pelas ferramentas de comunicação e informação nos processos de transformação social. Para contribuir nesta discussão, o evento trará o aporte de experiências exitosas desenvolvidas por democracias consolidadas da Europa, da América do Norte e da Oceania, além de ações pioneiras da América Latina e da África.
Relevância Estratégica – A pauta do Seminário apresenta tópicos como as práticas de responsabilidade social empresarial no campo da comunicação; a mensuração de impacto das iniciativas de mídia/comunicação para o desenvolvimento; e, as políticas de inclusão digital integram a programação. Além disso, estarão em foco a educação para a mídia; a publicidade dirigida às crianças e aos adolescentes e os sistemas de classificação etária para audiovisuais.
Realidade Brasileira e da América Latina – Nos últimos anos, a ANDI vem produzindo análises e estudos comparativos para subsidiar a discussão. De acordo com o mais recente diagnóstico, de maneira geral, a realidade dos países da América Latina é de inconsistência técnica e hesitação política no que se refere à interface que vincula os direitos da infância ao direito à comunicação.
Representantes de organizações de destaque nos cenários brasileiro e internacional estão entre os convidados que abrilhantarão as plenárias e grupos do evento. Vale mencionar, por exemplo: International Clearing House on Children, Youth and Media (Suécia); Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança; UNESCO; UNICEF; Banco Mundial; Conselho Nacional de Televisão (Chile); Conselho Assessor de Meios Audiovisuais e Infância (Argentina); Fundação Yupana (Equador); SaferNet (Brasil); Sociedade Interamericana de Imprensa; Fundação Gabriel Garcia Marquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (Colômbia); The Guardian (Reino Unido); Organizações Globo (Brasil) e Vila Sésamo (EUA).
O evento é uma realização conjunta da ANDI – Comunicação e Direitos com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPSCA), da Secretaria de Direitos Humanos (SDH); a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça (MJ); e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e conta com o patrocínio da Petrobras e apoio da Fundação Ford.
O Seminário faz parte ainda do projeto de cooperação técnica Liberdade de Expressão, Educação para mídia, Comunicação e os Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolvido pela SNJ, com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a UNESCO.
SERVIÇO
O quê: Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento
Quando: 6 a 8 de março de 2013
Onde: Brasília (DF)
Público-alvo: Governo, parlamentares, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil
Inscrições: Os interessados devem preencher o formulário disponível em infanciaecomunicacao.andi.org.br até o dia 1º de fevereiro.