Seminário Internacional Infância e Comunicação começa nesta quarta-feira (6)

Compartilhe

• Evento reunirá mais de 250 participantes, nos dias 6, 7 e 8 de março, em Brasília. Entre eles, especialistas renomados do Brasil e do exterior;

• Mídia como ferramenta de inclusão social será o principal tema a ser discutido no primeiro dia do evento;

• A transmissão ao vivo do Seminário e a programação completa está disponível em  infanciaecomunicacao.andi.org.br;

• Acompanhe também pelo Twitter da ANDI com a hashtag #infanciaecomunicacao, pelo Facebook e pelo http://blog.andi.org.br/.

Entre os dias 6 e 8 de março, mais de 250 pessoas, entre especialistas, comunicadores, representantes do governo e de entidades da sociedade civil participarão do Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento. O evento, sediado em Brasília, discutirá temas como Classificação Indicativa, Educação para a Mídia, Inclusão Digital e Proteção da Criança, Boas Práticas em Cobertura Jornalística e Publicidade Dirigida à Infância, entre outros.

O evento é uma realização da ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, a Secretaria Nacional de Justiça, o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), além de contar com o patrocínio da Petrobras e apoio da Fundação Ford, TV escola, The Communication Initiative, Pró Empresa e as Redes ANDI Brasil e América Latina. 

O Seminário terá transmissão ao vivo, que poderá ser acompanhada em http://infanciaecomunicacao.andi.org.br/. A cobertura on line será feita pelo perfil da ANDI no Twitter e na página da organização do Facebook.  Ao final de cada dia, as matérias consolidadas sobre as discussões nos Grupos de Trabalho serão postadas no Blog da ANDI. A programação completa está disponível no site do evento.

Representantes de organizações de destaque nos cenários brasileiro e internacional estão entre os convidados das plenárias e grupos de trabalho do evento. Vale mencionar, por exemplo: International Clearing House on Children, Youth and Media (Suécia); Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança; UNESCO; UNICEF; Conselho Nacional de Televisão (Chile); Fundação Yupana (Equador); SaferNet (Brasil); Sociedade Interamericana de Imprensa; Fundação Gabriel Garcia Marquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (Colômbia); The Guardian (Reino Unido); Organizações Globo (Brasil) e Vila Sésamo (EUA).

Publicações em destaque – Na tarde do primeiro dia do seminário, logo após o Talk Show sobre A Mídia como Ferramenta de Inclusão Social, a ANDI lançará duas publicações que contribuem para as discussões sobre o marco legal em comunicação de países latinoamericanos e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

A primeira delas, intitulada Direitos da Infância e Direito à Comunicação: Fortalecendo convergências nos marcos legais e nas políticas públicas, apresenta 10 temas centrais para este campo. A proposta desta publicação é subsidiar gestores públicos, organizações da sociedade civil e empresas de comunicação na busca de soluções compartilhadas para o desenvolvimento e oferta de conteúdo de qualidade para crianças e adolescentes na América Latina. O livro é editado em português, inglês e espanhol. Durante o seminário serão distribuídas as versões em espanhol e em inglês. A versão em português estará disponível no site da ANDI.

A segunda publicação é Regulação de Mídia e Direitos das Crianças e Adolescentes – Uma análise do marco legal de 14 países latino-americanos, sob a perspectiva da promoção e proteção. Lançada inicialmente em 2009, passou por revisão e  ganhou versão impressa em espanhol para coincidir com a realização do seminário.A versão em português, atualizada em 2012, está disponível para download

SERVIÇO

O quê: Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento 

Quando: 6 a 8 de março de 2013

Onde: Brasília (DF)

Público-alvo: Governo, parlamentares, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil

Transmissão ao vivo pelo site http://infanciaecomunicacao.andi.org.br/

Cobertura on line disponível no endereço: http://infanciaecomunicacao.andi.org.br/; no Twitter e pela página da organização no Facebook.

Matérias consolidadas em http://blog.andi.org.br/.