Intervozes promove Seminário Nacional Mídia e Direitos Humanos

Compartilhe

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social realiza nesta sexta-feira (4) o Seminário Nacional Mídia e Direitos Humanos, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O Seminário é parte das atividades do projeto Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos, fruto de convênio do Intervozes com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e discutirá temas relativos ao papel da mídia na promoção dos direitos humanos, experiências internacionais de combate e denúncia à violação de direitos pela mídia e as alternativas e possibilidades da sociedade brasileira.

Também será lançado o "Guia Mídia e Direitos Humanos", com orientações para jornalistas na cobertura de pautas relativas a direitos das mulheres, da população LGBT, dos negros e das negras, das crianças e adolescentes, da população idosa e das pessoas com deficiência.

Para participar do Seminário, estão convidados movimentos sociais, entidades populares, organizações de direitos humanos, jornalistas, professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação. Interessados devem confirmar a inscrição preenchendo a ficha disponível no site www.intervozes.org.br/direitoshumanos, ou enviando e-mail para direitoshumanos@intervozes.org.br.

 

Programação

– 9h: Abertura

– 9h30 às 12h30: Mesa 1: "Mídia e Direitos Humanos: a situação brasileira", com representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério das Comunicações; Ivan Moraes Filho, jornalista e integrante do Centro de Cultura Luiz Freire e do Movimento Nacional de Direitos Humanos; e Domingos Sávio Dresch da Silveira, coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal.

– 12h30 às 14h: Almoço

– 14h às 16h: Mesa 2: "Mídia e Direitos Humanos: alternativas e possibilidades", com Bia Barbosa, jornalista e coordenadora do Intervozes; Veet Vivarta, secretário-dxecutivo da ANDI – Comunicação e Direitos; e Douglas Moreira, jornalista e integrante do Conselho Nacional de Juventude.

– 16h: Lanche

– 16h30 às 19h: Socialização das oficinas de Mídia e Educação em Direitos Humanos e Lançamento do "Guia Mídia e Direitos Humanos", com os coordenadores locais das oficinas; Iara Moura, jornalista e responsável pela redação do Guia; e entidades convidadas

– 19h: Encerramento

 

Serviço:

Evento: Seminário Nacional Mídia e Direitos Humanos

Realização: Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

Data: 4 de abril de 2014

Local: Plenário 2 da Câmara dos Deputados, Brasília (DF)

Inscrições: www.intervozes.org.br/direitoshumanos (preenchimento da ficha)

Mais informações: Bia Barbosa | (61) 9951-4846 | direitoshumanos@intervozes.org.br