De 2 a 5 de junho, lideranças indígenas de nove países da Bacia Amazônica estarão reunidas em Brasília para a Pré-COP Indígena, encontro estratégico que marcará o lançamento da primeira NDC indígena – uma proposta inédita de contribuição climática construída a partir das visões, experiências e soluções dos povos indígenas.

A iniciativa é liderada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e conta com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e da coalizão internacional G9 da Amazônia Indígena. O documento será apresentado na Conferência de Clima de Bonn, em junho, e na COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Mais do que um evento preparatório, a Pré-COP Indígena representa uma inflexão política na luta global contra a crise climática. As lideranças indígenas irão consolidar uma agenda comum com propostas de mitigação, adaptação e acesso direto a financiamento climático, reforçando o papel central dos territórios indígenas como soluções efetivas para o enfrentamento da emergência climática.

O chamado indígena acontece em um contexto de intensos ataques à floresta e aos povos que nela vivem – como a mineração em terras indígenas, exploração de petróleo e gás e suspensão de processos de demarcação já em andamento. Recentemente, o Senado brasileiro aprovou o ‘PL da Devastação’ (2.159/2021), que flexibiliza o licenciamento ambiental no país e retira a proteção aos territórios indígenas ainda em processo de demarcação, favorecendo, na prática, o avanço de atividades como mineração e agronegócio.

Participe de forma virtual do encontro internacional de organizações indígenas. Toda a programação será transmitida por meio do canal “Coiab Amazônia”, no YouTube, a partir das 8h da manhã, no horário de Brasília.

 

Compartilhe

Período:

02/06/2025 até 05/06/2025, 08:00 às 18:00

Local:

Canal do Coiab Amazônia no YouTube

Promoção:

O encontro é organizado pela Coiab com apoio da a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e da coalizão G9 da Amazônia Indígena