Como garantir que pais e mães do Brasil inteiro disponham dos melhores recursos possíveis para cuidar bem de seus filhos, especialmente durante a infância? Como fortalecer vínculos familiares em tempos de sobrecarga, solidão e múltiplas jornadas? Essas são algumas das questões centrais do 2º Seminário Parentalidade e Cuidado, que será realizado no dia 19 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento integra os esforços pela consolidação da Política Nacional de Cuidados, que reconhece a parentalidade positiva como uma das dimensões essenciais do cuidado e do bem-estar social. A proposta é colocar as famílias no centro das políticas públicas, valorizando sua função educativa, afetiva e protetiva — especialmente nos anos iniciais da vida de crianças e adolescentes.

A iniciativa é uma parceria entre a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) e o Family Talks, organização da sociedade civil dedicada à promoção de políticas públicas para o fortalecimento das famílias brasileiras.

Para o diretor-executivo do Family Talks, Rodolfo Canônico, a parentalidade é um eixo estratégico e ainda subvalorizado no desenho das políticas sociais no Brasil:
“Só conseguiremos melhorar os resultados das políticas sociais quando ampliarmos o investimento para fortalecer as famílias – e apoio à parentalidade é especialmente relevante para tanto”, afirma.

Segundo ele, a Política Nacional de Cuidados é uma oportunidade decisiva para isso: “Ela nasce com o potencial de ser a principal política pública de apoio às famílias. Conseguiríamos resultados mais rapidamente se apostássemos nas estratégias de apoio à parentalidade”, complementa.

O seminário é também um desdobramento das mobilizações em torno da proposta de criação do Dia Nacional da Parentalidade, já aprovada na Comissão, que pretende estabelecer um marco simbólico no calendário brasileiro, reconhecendo o papel central de pais, mães e cuidadores no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Com participação de parlamentares, especialistas e representantes de instituições com atuação direta junto às famílias, o encontro é aberto ao público e será transmitido ao vivo. O objetivo é ampliar o diálogo entre governo e sociedade civil e dar visibilidade a práticas e experiências concretas que mostrem como o cuidado compartilhado entre famílias, comunidades e poder público pode transformar realidades desde os primeiros anos de vida.

Inscreva-se e confira programação em: https://familytalks.org/seminario/

 

Compartilhe

Período:

19/08/2025, 14:00 às 17:00

Local:

Câmara dos Deputados

Promoção:

A iniciativa é uma parceria entre a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) e o Family Talks