Se por um lado as mudanças climáticas vão impactar a todos, por outro elas devem ser ainda mais severas para grupos em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, o debate sobre as desigualdades que tornam, especialmente, as mulheres negras e indígenas as mais impactadas ​​pelos efeitos das mudanças climáticas mostra-se necessário. Esse debate está refletido em diversos espaços multilaterais como a 66ª Comissão sobre o Status das Mulheres, que traz como mote central a igualdade de gênero dentro do contexto das mudanças climáticas e também fez parte do Dia do Gênero na 26ª Conferência Mundial do Clima das Nações Unidas.

Questões climáticas estão intrinsecamente relacionadas a diversos tipos de desigualdades que intensificam e potencializam os efeitos das mudanças climáticas para determinados grupos. Atualmente, conforme mostra o relatório do Women in Finance Climate Action Group, 80% das pessoas deslocadas pelas mudanças climáticas são mulheres. Mulheres e meninas constituem também a maioria das pessoas pobres do mundo, muitas vezes dependentes da agricultura de subsistência, como mostra a ONU.  Além disso, a maioria das estruturas de política climática nacional, regional e multilateral não incorpora questões de gênero, raciais e étnicas. As mulheres também são, frequentemente, mal representadas em funções chave de liderança e de tomada de decisão, em todos os setores relevantes. Como podemos mudar esse cenário?

O objetivo deste curso, online e gratuito, é promover uma discussão sobre as relações entre as questões climáticas, raça e gênero, além de apresentar possíveis estratégias de ação para a construção de um mundo mais igualitário e sustentável.

Cronograma de aulas:

1ª Aula – Gênero e questões climáticas: imbricações necessárias, com Marina Marçal e Kátia Penha

2ª Aula – Gênero, clima e cidades: espaços urbanos em disputa, com Hannah Balieiro e Gisele Brito

3ª Aula – Um olhar interseccional: para além de gênero, com Andréia Coutinho Louback e Karina Penha

4ª Aula – Estratégias para ação: respostas multissetoriais, com Viviane Romeiro e Isadora Cardoso

5ª Aula – Barreiras do ecossistema digital no debate sobre gênero, raça e clima, com Karina Santos e Maria Luiza Mondelli

O curso é totalmente gratuito e online, ao vivo, via plataforma interativa do ITS Rio a ser disponibilizada aos alunos no primeiro dia de aula. As aulas podem ser assistidas em computadores, tablets ou celulares com acesso à internet.

Certificados
Certificados de conclusão para alunos que assistirem ​a ​75% das aulas ao vivo ou certificado de participação para alunos que assistirem ​a todas as aulas gravadas até 15 dias após o final do curso. Os certificados podem ser usados como comprovante de horas complementares, tendo para este curso a carga horária de 15 horas incluindo as aulas online e o acesso ao material complementar.

Inscrição
Qualquer dúvida ou caso tenha problemas para se inscrever, entre em contato com o ITS pelo e-mail cursos@itsrio.org.

As inscrições serão encerradas dia 21/03 às 18h ou no momento em que o limite de vagas for alcançado.

Compartilhe

Período:

21/03/2022 até 31/03/2022, 19:00 às 20:30

Local:

Plataforma interativa do ITS Rio

Promoção:

ITS Rio